A pedagogização do discurso do consumo nas práticas discursivas escolares e o governamento dos sujeitos escolares para o consumo

Autores

Patrícia Ignácio

Palavras-chave:

Educação, Educação – Aspectos sociais, Análise do discurso, Sociedade de consumo, Consumo (Economia)

Sinopse


Os estudos sobre a forte presença do consumo no espaço da escola têm sido recorrentes, nos últimos 10 anos, em diferentes áreas do conhecimento. Seja no campo da Sociologia, da Psicologia, da Comunicação Social ou no campo da Educação essas pesquisas têm chamado a atenção para a forma como o consumo vem adentrando os muros e interferindo na rotina da escola.

Em sua tese, Patricia Ignácio coloca em evidência e em discussão as regras do discurso do consumo e as técnicas de formação do sujeito consumidor no processo de escolarização, tendo um cuidado em mostrar em tal corpus não somente como o consumo circula, encanta, envolve e interfere na vida dos sujeitos escolares, mas também em percebê-lo operando em práticas discursivas que passam a se inscrever, a se articular e a fazer parte do processo de escolarização, promovendo uma rede de novos saberes, novas economias de poder e novas identidades no campo discursivo da educação. Traz algumas reflexões sobre os achados da pesquisa – reconhecendo a contingência de sua materialidade – e concede visibilidade a possíveis novas rotas para a composição de novos mapas de investigação acerca da relação Consumo e Educação.

A pedagogização do discurso do consumo nas práticas discursivas escolares e o governamento dos sujeitos escolares para o consumo

Downloads

Publicado

2020

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-86732-30-6