Literatura e cultura: a origem do turismo sexual no Brasil

Autores

Adriana Primo-McKinley

Palavras-chave:

Turismo sexual - Brasil - História, Turismo sexual - Brasil - Aspectos sociais, Literatura - História e crítica, Mulheres na literatura, Papel sexual na literatura

Sinopse

Este livro oferece uma análise pós-colonialista de vários elementos culturais brasileiros, produzidos dentro e fora do Brasil, tendo como objetivo analisar a relação entre a construção da imagem do Brasil e da mulher brasileira no estrangeiro e sua conexão com o turismo sexual. Na época colonial, por exemplo, alguns autores, influenciados por sua percepção sensorial e sua formação “eurocêntrica”, enviavam ao Velho Continente textos que descreviam o Brasil e seus habitantes como quase sempre vinculados à sensualidade, à sexualidade, à barbárie e ao perigo, justificando, dessa maneira, sua dominação e exploração. Desde então, estabeleceu-se uma sociedade patriarcal, na qual o homem europeu dominava e explorava o Brasil e a mulher brasileira, estabelecendo-se Portugal como uma nação superior ao Brasil. Nas obras dos séculos XIX e XX, observa-se uma atualização da imagem colonial, no discurso de criação de uma suposta identidade nacional. Finalmente, no século XXI, observa-se que produções culturais apresentam uma conexão entre os estereótipos criados pelo imaginário do homem europeu no século XVI e o turismo sexual. Observa-se que essa construção histórico-cultural do Brasil e da mulher brasileira funcionou como um poderoso dispositivo nas propagandas turísticas que acabou instigando o turismo sexual. As imagens do Brasil e da mulher foram construídas como significantes do “Outro”, resultando em uma poderosa atração para os turistas estrangeiros ávidos pelo exótico, sensual e sexual.

Literatura e cultura: a origem do turismo sexual no Brasil

Publicado

2023

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-415-1155-1

Publication date (01)

2019

Dimensões físicas

15,5cm x 22cm
178 p