Tratos & mofatras: o grupo mercantil do Recife colonial (c. 1654 – c. 1759)

Autores

George F. Cabral de Souza

Palavras-chave:

Comerciantes – Recife (PE) – História – Séc. VII, Comerciantes – Recife (PE) – História – Séc. VIII, Mercantilismo – Recife (PE) – História, Pernambuco – Historiografia, Recife (PE) – Comércio – História

Sinopse

“O livro Tratos & mofatras é fruto de pesquisa sofisticada e nos oferece primorosa reconstrução histórica da capitalidade mercantil da praça do Recife, assim como das biografias e das trajetórias individuais, familiares e associativas dos homens de negócio nela radicados. Ao retraçar, com extrema argúcia interpretativa, teórica e metodológica, as variadas opções, ações e estratégias de comerciantes e de redes mercantis em Pernambuco pós-Restauração, e ao desnaturalizar uma identidade constituída a priori (conceito e pressuposto plenos de significados e, portanto, perigosos, como o próprio autor nos alerta), George F. Cabral de Souza combina com maestria a história social e a história política, seguindo os passos de Lawrence Stone e os métodos da micro-história. Trata-se de um minucioso trabalho de prosopografia, que reconstrói a biografia coletiva de um segmento social de suma importância não só no Brasil colonial, mas no império português como um todo. Por meio de rigorosa pesquisa documental, de elaborada sistematização de dados quantitativos e qualitativos, e, sobretudo, da análise acurada dos mesmos, o historiador desvenda as características comuns ao grupo mercantil do Recife entre c. 1654 e c. 1759, dando a conhecer suas relações internas e suas interrelações com outros grupos sociais, a construção de espaços e de dinâmicas de poder, as estratégias de mobilidade e de nobilitação próprias da monarquia pluricontinental portuguesa” (Maria Fernanda Bicalho). Trata-se de um dos títulos da coleção “Ars Historica” do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

TRATOS & MOFATRAS

Downloads

Publicado

2020

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.