Como morre uma mulher?

Autores

Ana Paula Portella

Palavras-chave:

Crime contra as mulheres – Brasil, Crime violento, Mulheres – Aspectos sociais – Brasil, Violência contra as mulheres, Vítimas de homicídio

Sinopse

A obra é uma adaptação de tese homônima da autora, aprovada em 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. O texto foi premiado em 2016 como melhor produção em nível de doutorado no 5º Concurso Internacional de Teses sobre Segurança Pública, Vitimização e Justiça na América Latina e no Caribe, realizado pelo Centro de Excelência para Informação Estatística de Governo, Segurança Pública, Vitimização e Justiça do México. O estudo também recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2015. Em seu estudo, a autora aborda as configurações sociais da violência contra as mulheres em Pernambuco, dando especial atenção ao feminicídio, sem deixar de enfatizar que, mais do que números estatísticos, a abordagem diz respeito a mulheres cujas histórias foram interrompidas pelo machismo da sociedade na qual tentaram viver. Entre as abordagens desenvolvidas, o leitor pode encontrar reflexões sobre potencialidades explicativas para o estudo da vitimização feminina, um modelo de análise para a violência letal contra as mulheres, uma comparação dos fatores determinantes dos homicídios de mulheres e homens em Pernambuco, e recomendações para a formulação de políticas públicas de combate à violência contra a mulher.

Como morre uma mulher?

Downloads

Publicado

2020

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-86732-56-6