Ecologia e conservação da caatinga: curso de campo 2017

Autores

Davi Jamelli; Pedro Santos-Neto; Arthur Domingos-Melo; Janete Ferreira Andrade; Felipe Pimentel Lopes de Melo; Marcelo Tabarelli; Inara R. Leal

Palavras-chave:

Ecologia, Caatinga – Conservação – Brasil, Nordeste, Diversidade biológica –Conservação

Sinopse

Visando a formação de mestres e doutores críticos e treinados na elaboração de projetos de pesquisa, os cursos de campo têm sido bastante fomentados por vários programas de pós-graduação e instituições de ensino em várias partes do mundo. No Brasil, essa tradição surgiu no final dos anos 70 com a realização de um curso de campo na Amazônia, a partir da colaboração entre instituições nacionais e internacionais. Esse modelo serviu de base para o surgimento de novos cursos, os quais centram esforços em diferentes ecossistemas brasileiros como Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. O Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga (ECCA) é uma iniciativa que há 10 anos oferece treinamento para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com foco em ecologia e conhecimento sobre o ecossistema heterogêneo da Caatinga. Estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior trocam experiências e convivem imersos em práticas de investigação científica que abrangem a elaboração de perguntas, o delineamento amostral, a coleta e análise de dados, bem como apresentações orais e a redação de relatórios.

Downloads

Publicado

2020

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-65-990505-2-7