Recife despedaçado: distopias urbanas e espaços de resistência metropolitanos

Autores

Edvânia Tôrres Aguiar Gomes
Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

Palavras-chave:

Ecologia urbana (Sociologia) – Recife (PE), Planejamento urbano – Recife (PE), Territorialidade humana – Recife (PE), Espaços urbanos, Conflito social, Recife (PE) – Geografia

Sinopse

Recife despedaçado: distopias urbanas e espaços de resistência metropolitanos, livro de Edvânia Torres Aguiar Gomes e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, não poderia ter um título mais sugestivo para discutir a realidade urbana da aglomeração formada pela capital pernambucana. As autoras renovam o compromisso de aprofundar e consolidar o conhecimento da cidade e de sua região na perspectiva do conhecimento crítico, pautado na realidade empírica do Recife. O livro analisa um conjunto de problemas e situações típicos da metrópole, e seu grande mérito consiste na busca insistente de explicações teóricas capazes de balizar a excelência do conhecimento empírico das autoras. Entre os vários temas, o livro aborda os vetores atuais do crescimento da cidade, destacando a Via Mangue, as resistências ao planejamento estratégico na Região Metropolitana do Recife, a requalificação do antigo porto da cidade, as obras da Copa do Mundo, além do Complexo Portuário de Suape. (José Borzacchiello da Silva)

Recife despedaçado

Downloads

Publicado

2023

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5962-164-4

Publication date (01)

2023