Construindo o sindicalismo rural: lutas, partidos, projetos

Autores

Maria do Socorro Abreu e Lima

Palavras-chave:

Sindicatos – Trabalhadores rurais – Pernambuco, Trabalhadores rurais – Pernambuco – Atividades políticas, Desenvolvimento rural – Pernambuco

Sinopse

O trabalho aqui apresentado buscou reconstituir, na medida do possível, a trajetória e, particularmente, as lutas do sindicalismo rural em Pernambuco, do momento em que este começou a se organizar amplamente, no início dos anos 60, sendo o ano de 1962 um marco devido à fundação da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco, até 1987. Neste ano, ampliou-se o processo de democratização da Federação. Pela primeira vez, a diretoria foi eleita em congresso, o que implicou numa maior participação da base e maior representatividade dos eleitos. Além disso, realizou-se o 1º. Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, o que demonstra ser significativa a presença deste segmento nas atividades sindicais no campo. 1987 foi também, o ano da posse do governador Miguel Arraes, eleito para um segundo mandato, no ano anterior, e da instalação da Assembleia Nacional Constituinte, importante referência no processo de democratização do país.

Construindo o sindicalismo rural: lutas, partidos, projetos

Downloads

Publicado

2012

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

ISBN 978-85-415-0142-2