Comunidade Scratch Recife: uma comunidade de prática

Autores

Gleize Cristina França de Barros
Maria Auxiliadora Soares Padilha
Marcos Alexandre de Melo Barros
Simone Rodrigues Laureano

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Aprendizagem, Inovações educacionais, Scratch (Linguagem de programação de computador), Criatividade

Sinopse

A publicação aborda contribuições de membros de uma comunidade de compartilhamento de iniciativas pedagógicas em favor da chamada Aprendizagem Criativa, formada, em Recife, com base na ferramenta Scratch e com apoio do HUB Educat UFPE e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. A Comunidade Scratch Recife surgiu no segundo semestre de 2020 com a proposta inovadora de promover a colaboração de graduandos e pós-graduandos da universidade pública com estudantes, famílias, professores e gestores do ensino básico público e privado. A ação utiliza o formato de comunidade de prática, com a promoção do aprendizado em pares, por intermédio de articuladores, curadores e mentores voluntários. Um dos objetivos da comunidade é integrar alunos, por meio de propostas didáticas mais criativas, em um ambiente educacional norteado pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Ao longo de dez capítulos, os autores abordam, entre outros tópicos, o aprendizado de habilidades maker no contexto de isolamento social, a educação 5.0 no contexto da pandemia, o incentivo ao raciocínio lógico através do uso da linguagem de programação no Scratch, a criação de jogos e animações no Scratch, a possibilidade de ensinar programação, mesmo a distância, e relatos de experiências do uso do Scratch na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental.

Comunidade Scratch

Downloads

Publicado

2021

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5962-014-2