História e produção de mementos fitoterápicos: uma experiência de extensão universitária

Autores

Luiz Alberto Lira Soares... [et al.].

Palavras-chave:

Universidade Federal de Pernambuco – Serviços de promoção da saúde, Farmacognosia, Plantas medicinais – Pesquisa, Matéria médica vegetal, Extensão universitária

Sinopse

A idealização de um projeto de extensão se inicia com o questionamento: “de que maneira, com a ciência desenvolvida dentro da Universidade, estamos contribuindo para o avanço da comunidade local?”. Em seguida, refletimos acerca da possibilidade de sermos agentes de transformação, de forma mais direta, na vida cotidiana da população. O último passo seria entender os problemas da região de interesse e buscar formas de solucioná-los a partir do entendimento de como ser um contribuinte efetivo para superação desses entraves.

Nessa perspectiva, foi assim que nasceu o projeto de extensão intitulado “Apoio e reestruturação da produção de plantas medicinais e remédios artesanais do Grupo de Saúde Condor e Cabo Gato (Peixinhos, Olinda-PE)”, pois, analisando a carência de uma rede de apoio ao grupo, que corria o risco de ser dissolvido, acreditamos que podíamos, como docentes e discentes universitários, montar uma força-tarefa envolvendo as esferas públicas locais com o intuito de ajudar na reestruturação do grupo e na propagação do saber popular e científico dos aspectos que circundam plantas medicinais e derivados vegetais.

História e produção de mementos fitoterápicos

Downloads

Publicado

2022

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5962-134-7

Publication date (01)

2022