Bioquímica solidária nutrindo corpo e alma: êxito metodológico de um projeto de extensão inovadora

Autores

Carmem Lygia Burgos Ambrósio; Raquel Araújo de Santana; Mariane Cajubá de Britto Lira Nogueira; Elizabeth do Nascimento; Maycon Douglas Paixão Xavier

Palavras-chave:

Nutrição – Estudo e ensino, Bioquímica – Estudo e ensino, Prática de ensino, Promoção da saúde, Extensão universitária – Pernambuco

Sinopse

No segundo semestre do ano de criação do Centro Acadêmico de Vitória (2006.2), foi composta a primeira turma de Bacharelado em Nutrição, com alunos oriundos de diversas cidades do estado de Pernambuco. Seriam esses alunos da primeira turma os pioneiros na apresentação de um modelo de seminário original e inovador chamado de Bioquímica Solidária (BS), idealizado enquanto os estudantes cursavam o terceiro período do curso (semestre 2007.2) – especificamente dentro da disciplina de Bioquímica da Nutrição. A partir daí, de forma ininterrupta, todas as turmas do terceiro período de Nutrição do CAV apresentaram o BS. A experiência bem-sucedida chegou ao campus Recife no primeiro semestre de 2011, período em que o BS passou a ser apresentado também pelos alunos do terceiro período do curso de Nutrição do referido campus sob a coordenação da professora Raquel Araújo de Santana.

No CAV, do semestre 2007.2 ao semestre 2021.2, houve um total de 29 apresentações, enquanto que, no campus Recife, do semestre 2011.1 ao semestre 2021. 2, houve 22 apresentações, totalizando 51 apresentações nos dois campi. Em 2022, o BS completou, portanto, 15 anos no CAV e 11 anos no Recife, nos dias atuais, todos os alunos do terceiro período do curso de Nutrição participam do evento em ambos os campi. A partir de 2011, o BS, que começou como uma atividade de uma disciplina obrigatória e específica do Curso de Nutrição – Bioquímica da Nutrição –, passou a ser considerado um projeto de extensão cadastrado no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) do Ministério da Educação (MEC), recebendo o nome de Programa Bioquímica Solidária: integrando campi, graduação e comunidade, sendo submetido a diversos editais todos os anos e de forma contínua. Sobre o termo “programa”, inicialmente utilizado para designar a ação, é importante destacar que esse termo foi excluído para se adequar aos critérios de definição de projeto da plataforma do Sigproj.

Quem assiste ao evento BS, encontra um grupo de 20 a 30 alunos de um curso da área de Saúde em um palco atuando como atores, cantores e dançarinos, além daqueles que participam nos bastidores (a exemplo das equipes de maquiagem, figurinos, cenário, roteiristas, diretores e outras atribuições). Os diálogos da peça e as letras das músicas/paródias são apresentados tendo como base o conteúdo da disciplina de Bioquímica da Nutrição. As danças, os cenários, os figurinos e recursos criativos adicionais – como cartazes, jograis, cordéis e jogos interativos com a plateia – facilitam a transmissão do assunto abordado.

Bioquímica solidária nutrindo corpo e alma

Downloads

Publicado

2023

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5962-251-1

Publication date (01)

2023